quarta-feira, abril 12, 2006

Semana

Toda semana é igual, ele pensa.
Um gole de cerveja.

Agora sua rotina tem pequenas alterações, e isto faz sentir melhor.
Sente um dia mais longo, mais sol na pele, e mais vida. Mas também sente falta daquele sono descompromissado. De qualquer forma, essa semana tem mostrado ausência e falta.
Sim, falta de muita coisa. Pelo menos, ele sente-se mais confortável em casa, e aproveita cada momento em que pode esticar as pernas no sofá, e olha pela janela. Sente-se mais feliz em não tomar café, e em fumar mais do que devia.
Pensa, então, em quanta coisa perdeu nesse tempo todo de sono/trabalho/casa/trabalho.
Perdeu sim, perdeu a noção da importância das pequenas coisas que fazem de uma casa um lar, e de um amigo um irmão.
É, a vida não tem pausas. E não podemos deixar os segundo escorrerem.
Nesta quarta-feira ele pensa apenas na semana que vem. Essa semana não tem prometido nada, essa semana não tem porque existir. Ele quer aproveitar a viagem, ele quer aproveitar as pessoas.
E essa semana está sendo muito vazia.
Sim, talvez seja exagero, mas de qualquer forma, o coração não é como um copo-medida. Simplesmente esvazia-se e enche-se, tão rápido quanto qualquer recipiente, só que menos cabidamente. Coração descabido? Sim, todos temos um. Enche-se de sangue como se fosse sentimento algum, bombeia para longe e novamente, por milésimos de segundo, está vazio.
Isso significa que passa a maior parte do tempo cheio?
Sim, pelo menos o dele.
E isso dá vida, e isso enrubesce a face, e isso faz ele ter vontade de gritar junto com o fim da música de trilha de filme que escuta enquanto escreve.
Quão gostoso é aquele sol que aquece o corpo, faz os pelos arrepiarem e os olhos diminuírem, até quase perderem o verde. Ah, o verde dos olhos, que reflete o verde da grama, que por sua vez molha os pés.
Tudo, neste sistema, reflete algo. E o ser humano insiste em refletir coisas que talvez nunca vão existir.
Pensar é um ato, agir é um fato, disse titia Clarice. Amém.

Hoje ele não exita mais. Simplesmente dá vazão aos sentimentos, seja pela escrita, pela voz ou pelas mãos. E, certamente, se ele soubesse o quanto é gostoso e reconfortante, teria começado a sorrir antes.


Para J.P.D, L.P.J.D, C.C, T.O.

Um comentário:

Diego Remus disse...

adorei o texto.
o parágrafo do coração me fez rir já na segunda oração.

mas torço para que "exita" no parágrafo de desfecho seja um ato falho de "hesita".

né??

CARPE DIEM